Ninguém tem bola de cristal, mas é preciso levar a sério essas tendências:
1. "Democratização" da Inteligência Artificial: cada vez mais empresas e profissionais terão acesso à I.A., que deixará de ser uma tecnologia "para poucos", tornando-se mais acessível inclusive para os pequenos negócios;
2. Computação voltada à privacidade e à segurança da informação: dois ativos em ascensão no mundo de hoje são a privacidade e a cibersegurança e o mercado digital vai ter que ralar muito nos próximos anos para satisfazer seu público em relação a tais questões;
3. Popularização das criptomoedas: a entrada recente de grandes investidores comerciais e institucionais ao universo do Bitcoin, contrastando com a predominância, até então, dos investidores individuais, sinaliza uma etapa de maior confiança do mercado em relação às criptomoedas, o que poderá levá-las a se popularizarem muito nos próximos anos;
4. Telessaúde e telemedicina: clínicas e instituições de saúde estão investindo pesado em sistemas, aplicativos e ferramentas que permitam cuidar da saúde dos seus pacientes à distância (e de forma otimizada, com o uso de I.A. por exemplo). A alta também é puxada pela pandemia de coronavírus. Segundo a Forrester Research, só em 2021, serão quase 1 bilhão de consultas virtuais nos Estados Unidos;
5. Comércio eletrônico: muitos fatores competem para aquecer o mercado de e-commerce neste momento, desde o surgimento de novas formas de pagamento (mais baratas e mais rápidas, ou mesmo gratuitas e instantâneas) até a mudança nos hábitos de compra dos consumidores, que agora confiam mais em comprar via internet (o que foi, em partes, favorecido pelas restrições ao comércio presencial durante a pandemia de coronavírus).
Mas e você, o que acha que vai acontecer?
1. "Democratização" da Inteligência Artificial: cada vez mais empresas e profissionais terão acesso à I.A., que deixará de ser uma tecnologia "para poucos", tornando-se mais acessível inclusive para os pequenos negócios;
2. Computação voltada à privacidade e à segurança da informação: dois ativos em ascensão no mundo de hoje são a privacidade e a cibersegurança e o mercado digital vai ter que ralar muito nos próximos anos para satisfazer seu público em relação a tais questões;
3. Popularização das criptomoedas: a entrada recente de grandes investidores comerciais e institucionais ao universo do Bitcoin, contrastando com a predominância, até então, dos investidores individuais, sinaliza uma etapa de maior confiança do mercado em relação às criptomoedas, o que poderá levá-las a se popularizarem muito nos próximos anos;
4. Telessaúde e telemedicina: clínicas e instituições de saúde estão investindo pesado em sistemas, aplicativos e ferramentas que permitam cuidar da saúde dos seus pacientes à distância (e de forma otimizada, com o uso de I.A. por exemplo). A alta também é puxada pela pandemia de coronavírus. Segundo a Forrester Research, só em 2021, serão quase 1 bilhão de consultas virtuais nos Estados Unidos;
5. Comércio eletrônico: muitos fatores competem para aquecer o mercado de e-commerce neste momento, desde o surgimento de novas formas de pagamento (mais baratas e mais rápidas, ou mesmo gratuitas e instantâneas) até a mudança nos hábitos de compra dos consumidores, que agora confiam mais em comprar via internet (o que foi, em partes, favorecido pelas restrições ao comércio presencial durante a pandemia de coronavírus).
Mas e você, o que acha que vai acontecer?